segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tem dias que parecem noites...mas o amanhã sempre vêm!


Existem dias em nossas vidas, que parece melhor ficar na cama, resistindo enfrentar o mundo e todos os problemas, dificuldades e sofrimentos que podem surgir. Nesses dias parecemos mais fracos, nossas orações parecem tocar o teto do quarto e voltar, Deus parece distante e nosso foco vai ficando longe, se perdendo...

"O choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Sl 30.5b)

O cristianismo não é a eliminação dos problemas, dificuldades ou desse "(a)típico dia", não é uma fórmula mágica que resolve tudo, e nós passamos a desfrutar de uma vida super feliz, sem problema algum....não!!!!! Problemas, dificuldades, tribulações, sofrimento, não importa como você chama, isso faz parte das nossas vidas. E o grande desafio para nós cristãos, é passar por tudo isso, mantendo firme a nossa fé, temor e gratidão a Deus. Quando nós aprendermos a sofrer, nós sofreremos menos.

"Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16.35)

As dificuldades, sejam elas quais forem, independente do tamanho (para mim o meu problema é sempre o maior, como para você o seu é o maior...Deus não dá nada além do que você possa suportar, mas Ele vai te capacitar à medida que você passa por eles, não antes), podem nos levar a ter atitudes que não são legais, como por exemplo:

  • rebelar-se contra Deus, murmurar, deixar de confiar;

  • Disfarçar, tentar maquiar que você está sofrendo, tentar esconder suas fraquezas;

  • Se conformar, no sentido de paralisar, estagnar...aceitar o sofrimento e continuar sofrendo.

Eu encorajo a todos vocês, leitores, amigos e irmãos, a cultivarem outras atitudes em meio a qualquer dificuldade que venha te fazer sofrer:

  • Busque tirar lições da situação, "há tempo para todo o propósito debaixo dos céu" (Ec 3.1).

  • Reavalie seus valores, passe a ser grato. Mas como eu posso ser grato a Deus por Ele me permitir sofrer? Caso você encontre dificuldades para responder isso, volte-se para a Cruz de Cristo, no minimo você irá se lembrar que Deus te ama demais, e que Ele permitiu que seu Único Filho sofresse pelos pecados do mundo todo.

  • Saiba contar com o apoio de amigos, irmãos. Deus usa essas pessoas.

  • Conte especialmente com a ação de Deus, Ele é soberano, Ele está no controle, nós não conseguimos ver por completo a obra de Deus, o que Ele está planejando, nossa mente e visão é limitada e não nos permite ter uma visão holística...mas confie, creia que Deus não está alheio a sua situação, Ele está contigo em todo o tempo.

Eu tenho aprendido muito sobre manter o foco, mesmo quando a tempestade é extremamente forte, quando nos causam feridas, tenho aprendido que Deus é comigo em todo o tempo, mesmo quando parece que Ele não me responde, mesmo quando parece que eu não O sinto, Ele é comigo.

E o mais legal disso tudo é poder encontrar de fato satisfação Nele, sabendo que Ele cuida bem de pertinho de nós, percebendo que nessas situações Deus nós trata profundamente como um Pai, trata das nossas feridas, e fica ali junto de nós, nos auxiliando passo a passo...

Ah é incrivel demais isso...dedicar tempo a Deus nós permite resoluções como está...não somente saber isso, mas sentir isso...eu não tenho palavras para expressar o que eu sinto. Mas uma coisa digo, nós nunca vamos aprender a desfrutar do sofrimento, e nem queremos isso, mas podemos aprender a desfrutar da presença de Deus em meio ao sofrimento...

Deus é bom e seu amor é para sempre!!!

"O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido sempre; não nos trata conforme as nossas iniquidades . Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Como um Pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó" (sl 103.8-14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário