Por muitas vezes fazemos planos, traçamos idéias e esperamos um resultado! Definimos de antemão o que é sucesso e o que é fracasso, de acordo com a nossa ideia pré estabelecida que eu vou chamar de expectativa e também conforme a visão de realidade que temos!
Fazemos isso em todo o tempo, todos os dias e em todas as nossas atividades, sempre esperamos algo. E quando as nossas expectativas não são atingidas encontramos um sentimento de frustração, não é mesmo?!?! Pelo menos é assim que acontece comigo.
Não há nada de errado em ter expectativas, posso dizer que isso é até saudável. Mas elas são ideias que temos que podem ou não se realizar, e isso é algo que precisamos refletir! Deus tem me ensinado muito em relação a isso nestes últimos anos.
Diversos planos que eu tinha Deus mudou. Algumas ideias que aos meus olhos pareciam certas tomaram uma outra direção completamente diferente e por varias vezes um sentimento de frustração tomou conta, por simplesmente não entender o que estava acontecendo.
Uma preciosa lição Deus em sua infinita paciência tem me ensinado: minhas expectativas devem SEMPRE estar submissas à VONTADE de Deus! Meus olhos não devem estar focados na idéia pré-estabelidade de sucesso e fracasso que minha visão distorcida de realidade me permite ver.
Quando às coisas acontecem exatamente como esperamos, a nossa tendência é nos alegrarmos, sermos gratos a Deus por nos abençoar! Mas e quando às coisas não caminham como esperamos, quando vão em sentido oposto às nossas expectativas? Será que Deus mudou? Será que Ele não nos abençoa mais?
A Bíblia claramente nos diz que Deus não muda e também nós diz que Seus planos para nós são bons, que a Sua vontade é boa, agradável e perfeita e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Ele, a Palavra também nos diz para confiarmos e esperarmos no Senhor, e esta é a realidade!
Planos, idéias são possibilidades que geram expectativas e exigem espera... o segredo é ter a esperança no lugar certo! Normalmente a espera gera ansiedade, o que é normal por ser totalmente imprevisivel e movido pela incerteza. Mas se a nossa esperança se apoia naquele que é imutável, fidedigno e perfeito, até a nossa espera será diferente, pois em fé teremos a certeza do que esperamos e saberemos que Deus é fiel e bom!
Portanto vale a pena lembrar que nossas expectativas são baseadas em idéias que podem ou não darem certo, mas que quando submissas a vontade de Deus e a realidade que temos Nele, com certeza as frustrações serão menores! Eu posso dizer confiantemente que vale muito a pena confiar!
Mafe de Campos
"Se você olha do avesso
Nem imagina o desfecho
No fim das contas
Tudo se explica
Tudo se encaixa
Tudo coopera pro meu bem
Quando se vê pelo lado certo
Muda-se logo a expressão do rosto
Obra de arte pra honra e glória
Do Tapeceiro"
(Tapeceiro - Stênio Március)
Nenhum comentário:
Postar um comentário