sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Diga-me com quem (o que) tu andas...e te direi quem és!


"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."
 1Co 15.33

      Você já parou para pensar que diariamente somos influenciados pelas pessoas que convivemos, pelas coisas que lemos, pelo que assistimos ou ouvimos??? E que todas estas coisas podem determinar o tipo de pessoas que nos tornaremos??? E que tudo isso pode ter uma ação imensurável em nosso crescimento espiritual???
      Ao assistir televisão, ficar na internet ou ler alguma revista ou livro, enfim, estas coisas me fazem estar na presença de "alguém" e me remove da presença de outrem. Ai a questão é a seguinte: que tipo de pessoa eu quero ser??? Querendo ou não tudo isso influência no tipo de pessoa que quero me tornar.
      Em Provérbios 13.20 a Bíblia nos diz que "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.", aqueles ou aquilo com que eu decido gastar meu tempo disponível irá moldar (muito mais do que imagino) minha vida.
      Será que eu me tornarei mais intima de Deus, de minha família, de meus amigos, por assistir à televisão ou por desligá-la e fazer algo importante, um investimento para a eternidade? Parece radical pensarmos assim, mas vamos pensar...
      Será que eu irei centralizar minha vida em Cristo, se eu tiver todo tipo de razões cotidianas para não seguir Jesus? Se eu cultivar hábitos que nem sequer me dão a consciência da presença de Deus em minha vida?
      Uma das maneira de crescermos espiritualmente é estudarmos e aprendermos com àqueles que seguiram a Jesus e vivenciaram uma obediência perseverante, há inúmeros exemplos na Bíblia e também em biografias. Por muitas vezes é melhor aceitar sugestões de pessoas mortas que ainda vivem do que de pessoas vivas que estão mortas.
      Nossos amigos também são fundamentais; é importante que àqueles mais chegados que irmãos sejam pessoas que levem Jesus a sério, que seguem realmente a Cristo, por que essas pessoas exercerão uma pressão positiva responsável por nossa vida de discipulado. Gosto da frase que diz que verdadeiros amigos são aqueles que nos levam para perto de Deus, e isso é muito real!!!
      Deus nos colocou também em sua igreja, certamente lá há excelentes exemplos de obediência e perseverança, encontre-os e gaste tempo com eles, isso edificará a sua vida.
      Como eu disse antes, tudo isso influência o tipo de pessoa que nos tornaremos...
      Precisamos pensar em todo o tempo, o que nos tornará mais semelhantes a Cristo? Isso será fundamental para a nossa caminhada cristã.
      Fico pensando nisso porque cada dia mais gastamos nosso tempo em filmes, video-games, televisão, websites, celulares (que tem tudo isso e mais um pouco), e cada vez menos nos relacionamos com os outros, cada vez menos lemos a Biblía, e ai nosso relacionamento com Deus, que é a base para todos os outros relacionamentos, fica prejudicado...
      Não podemos nos enganar, as más conversações, o tempo mal gasto, o excesso de internet, televisão, livros ruins corrompem os bons costumes.
      Eu gosto de algumas destas coisas, mas o fato é que, se eu passar o dia todo com elas, eu não vou ter progredido em minha vida de discipulado.
      Enfim...vamos pensar um pouco sobre isso tudo, afinal, isso influência (muito mais do que imaginamos) o tipo de pessoa que queremos ser!
#fkdica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário